O(s) primeiro(s) dia(s) do resto da vida

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida
Será mesmo uma frase batida?! Vem-nos à memória esta letra de Sérgio Godinho e fazemo-la nossa. Será que temos consciência dela, no dia-a-dia? Tenho dúvidas… na maior parte do tempo, o ser humano encontra-se absorvido nos seus mil e um rodopios e não dá a devida atenção ao significado de cada amanhecer. Acredito que todas as experiências fazem parte da vida, mesmo as menos positivas ou as mais irrelevantes. Inspirada por esta bela canção, dei-me conta, que há tantos primeiros dias…
Dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo
O primeiro dia do resto da minha vida que me recordo com nitidez foi a véspera da viagem de Buenos Aires para o Porto que deu início a uma longa aventura que se prolonga até hoje. Apesar da curta experiência de vida na altura – 6 anos acabadinhos de fazer - tinha a noção de que estava a viver um momento único, pois tive a preocupação de escrever, num quadro de ardósia, o nome de todos os coleguinhas do pré-escolar como agradecimento à cartinha que me ofereceram na despedida, para que eu os guardasse na memória.


Desafio#05 (Sabrina Mouta)
Autoria da fotografia: Sabrina Mouta 
Nasce um novo dia e no braço outra asa
A escola fascinou-me, desde cedo. Mais do que a escola como sistema formal, o que sempre me arrebatou foi a aprendizagem e tudo o que lhe está subjacente – talvez isso explique a formação académica que escolhi e a área na qual trabalho, as Ciências da Educação. Tendo a minha família emigrado para Portugal a poucas semanas do início do ano letivo, um enorme desafio me aguardava no primeiro dia de aulas: além da integração a que qualquer criança está sujeita, eu não sabia nada de português! Foi o primeiro dia do resto da minha vida, em que a Professora Amélia se revelou uma pessoa especial e recordo-me de lhe ter pedido de forma assertiva para ficar na fila da frente porque queria entender melhor as palavras – em menos de um mês dominava o idioma e a língua portuguesa tornou-se uma verdadeira paixão.
Bebe-se a coragem até dum copo vazio
Há dias que nem no nosso imaginário deveriam existir e a morte de um pai ou de uma mãe em idade de crescimento é um deles. Quando sucede repentinamente como no nosso caso, o mundo desaba…os dias seguintes correspondem a reptos de um novo começar. Lembro-me de arrumarmos a casa, de termos tudo organizado – à maneira dela. A ausência passa pela alteração das logísticas e das rotinas familiares e, aí, a coragem aparece vinda de lugares que nem sabíamos que existiam dentro de nós.
E é então que amigos nos oferecem leito
18 anos e a entrada na Universidade…em Coimbra! Um sonho tornado realidade e mais um primeiro dia do resto da vida que me transformou profundamente enquanto ser humano. Vim para a Universidade para estudar, tirar um curso, mas o que vivi foi muito além de umas aulas, uns exames ou um canudo – o tal redigido em latim, com banho de prata, que demorou 8 anos a ser produzido. Foi em Coimbra que me descobri enquanto pessoa, na companhia dos melhores amigos do mundo – os de sempre e para sempre. Já lá vão uns anitos e sinto-me grata por todas as aprendizagens, as maluqueiras e os momentos vivenciados.
Luta-se por tudo o que se leva a peito
Os anos passam e a caloira dá a vez a uma adulta cheia de vontade de mostrar o seu valor. E, nesse sentido, o primeiro dia de trabalho assume destaque: – “já sou uma profissional!” Sonhadora como sou, as ilusões de um mercado do trabalho cor-de-rosa foram-se desvanecendo, experiência após experiência. No mundo atual, somos constantemente postos à prova e é-nos exigido muito mais do que o desempenho de uma função. Recentemente, celebrei, mais um primeiro dia do resto da vida por ter conquistado uma condição um pouco melhor profissionalmente, após vários anos de trabalho em circunstâncias precárias e tendo atravessado inúmeras adversidades.
Enfrenta-se a vida de fio a pavio
Segue-se em frente porque não há outra direção. Não conheço outra forma de viver, a não ser a luta e a determinação. E, sem medo, com a mochila carregada de sonhos e uma dose de loucura razoável, acalento, ainda, o desejo de ter por diante muitos outros primeiros dias para poder contar…
“E vem nos à memória, uma frase batida,
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida…”
(Canção de Sérgio Godinho)

Nota: Este texto foi elaborado no âmbito do Desafio Celestices (#05). O ponto de partida foi a canção de »Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida» (Sérgio Godinho) fornecido por Sabrina Mouta.  
________________________________________________________________________________
Texto en Español
Hoy es el primer día del resto de tu vida
¿Será incluso una frase repetida?! Nos viene a la memoria este tema de Sérgio Godinho y lo hacemos nuestro. ¿Será que tenemos esa conciencia, en el día a día? Tengo dudas ... la mayor parte del tiempo, el ser humano se encuentra absorbido en sus mil y una piruetas y no da la debida atención al significado de cada amanecer. Creo que todas las experiencias forman parte de la vida, incluso las menos positivas o las más irrelevantes. Inspirada por esta hermosa canción, me di cuenta, que hay tantos primeros días ...

Se da la vuelta al miedo, se da la vuelta al mundo
El primer día del resto de mi vida que recuerdo con nitidez fue la víspera del viaje de Buenos Aires hacia Porto que dío inicio a una larga aventura que se prolonga hasta hoy. A pesar de la corta experiencia de vida en la época - 6 años acabados de hacer - tenía la noción de que estaba viviendo un momento único, pues tuve la preocupación de escribir, en una pizarra, el nombre de todos mis compañeros del jardin como agradecimiento a la carta que me ofrecieron en la despedida, para que yo los guardase en la memoria.

Nace un nuevo día y en el brazo otro ala
La escuela me fascinó desde temprano. Mucho más allá de la escuela como sistema formal, lo que siempre me arrebató fue el aprendizaje y todo lo que le subyace - tal vez eso explique la carrera que he elegido y el área en la que trabajo, las Ciencias de la Educación. Como mi familia emigró a Portugal pocas semanas antes del inicio del año escolar, un enorme desafío me aguardaba en el primer día de clases: además de la integración como cualquier niño, yo no sabía nada de portugués! Fue el primer día del resto de mi vida, en la que la señorita Amelia se reveló una persona especial y me recuerdo claramente que le pedi de forma asertiva para sentarme en la fila de enfrente porque quería entender mejor las palabras -en menos de un mes dominaba el idioma y la lengua portuguesa se ha convertido en una verdadera pasión.

Se toma el coraje hasta un vaso vacío
Hay días que ni en nuestro imaginario deberían existir y la muerte de un padre o de una madre en edad de crecimiento es uno de ellos. Cuando sucede repentinamente como en nuestro caso, el mundo se desahace... los días siguientes corresponden a desafios de un nuevo comienzo. Me acuerdo que limpiabamos la casa, de dejar todo ordenado - a la manera de ella, sempre prolija. La ausencia pasa por la alteración de las logísticas y de las rutinas familiares y, ahí, el coraje aparece venido de lugares que ni sabíamos que existían dentro de nosotros.

Y es entonces que los amigos nos ofrecen abrigo
18 años y la entrada en la Universidad ... en Coimbra! Un sueño hecho realidad y un primer día del resto de la vida que me transformó profundamente como ser humano. He venido a la Universidad para estudiar, hacer una carrera, pero lo que he vivido mucho más allá de unas clases, unos exámenes o un diploma - el tal redactado en latín, con baño de plata, que tardó un monton en ser producido (burocracias). Fue en Coimbra que me descubrí como persona, en compañía de los mejores amigos del mundo - los de siempre y para siempre. Ya pasarón unos añitos y me siento agradecida por todos los aprendizajes, las locuras y los momentos vividos.

Lucha por todo lo que se lleva a pecho
Los años pasan y la joven estudiante da el turno a una adulta llena de ganas de demostrar su valor. Y, en ese sentido, el primer día de trabajo asume destaque: - "ya soy una profesional!" Soñadora como soy, las ilusiones de un mercado del trabajo color rosa se desvanecen de a poquito, experiencia tras experiencia. En el mundo actual, estamos constantemente puestos a prueba y se nos exige mucho más que el desempeño de una función. En este momento, celebro, también, un primer día del resto de la vida por haber conquistado una condición mejor profesionalmente, después de varios años de trabajo en circunstancias precarias y habiendo atravesado innumerables adversidades.

Se enfrenta a la vida
Se sigue adelante porque no hay otra dirección. No conozco otra forma de vivir, a no ser la lucha y la determinación. Y, sin miedo, con la mochila cargada de sueños y una dosis de locura razonable, acaliento, aún, el deseo de tener por delante muchos otros primeros días para poder contar ...


Basado en la Letra del tema Hoy es el primer dia del resto de tu vida (Sergio Godinho cantante y compositor português)

Nota: Este texto fue elaborado en el âmbito de Desafio Celestices (#05). El punto de partida fue el tema  »Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida» (Sérgio Godinho) fornecido por Sabrina Mouta. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares