DANIELA


Queriam chamá-la Duílio, mas o destino fê-la mulher e o nome idealizado, em homenagem a um velho amigo do nosso pai, teve de ser repensado – sorte a dela*! Nasceu a um sábado, por volta da hora de almoço, e talvez esse facto explique a sua dificuldade em apresentar bom humor ao amanhecer – nos primeiros minutos do acordar convém manter uma distância de segurança, sob pena de levarmos com os destroços de um tufão. 


Na infância, era uma autêntica reguila, embora se mostrasse envergonhada, à primeira vista. A sua habilidade persuasiva é inata – quando queríamos algo, cabia a ela, o papel de convencer os nossos pais - «Podemos? Por favorrr!» - porque eu era uma atada para pedinchar. Geminiana de signo, possui uma energia eletrizante que lhe comanda os impulsos e, realmente, há alturas em que se assemelha a um furacão, pois tem sangue latino a correr-lhe nas veias. O seu tom de pele causa inveja a qualquer mortal que desdenhe um digno bronze de Verão. Não sei se será dos meus olhos, mas sempre achei que daria uma modelo de capa de revista, esbelta e esguia, daquelas de destroçar corações. Das brincadeiras saudáveis do nosso crescimento, recordo algumas maldades que eu lhe fazia, consistia na presa perfeita. De pequenina, queria estar sempre colada a mim – não sei o que raio ela via nesta irmã mais velha! - parece que ainda hoje a vejo daquele tamanho, espreitando pela porta do meu quarto, a desafiar-me para inventarmos mais uma brincadeira e ficarmos sem fôlego de tanto rir, aos saltos e cambalhotas pelas camas. 





O seu amor – quase loucura – pelos animais revelou-se prematuramente, tendo tentado, a todo o custo, promover um jardim zoológico lá em casa (sem sucesso!). O cuidado que nutre por esses seres faz dela um ser humano de nível superior, como poucos que conheço - mesmo que isso represente, aos 5 anos de idade, dar um banho de espuma a um periquito porque achava que o pássaro precisava de um tratamento de spa. Todavia, não só de amor pelos animais é preenchido este coração de guerreira. De tão generoso e, por vezes ingénuo, deu mais do que a vida lhe devolveu. Teve deceções, muitos tropeços e pedras no caminho. Contudo, no final, seguiu o conselho do génio F. Pessoa: «Guarda-as todas, um dia constróis um castelo!». Não sei se a obra já está de pé, mas tenho a certeza que os sonhos não a largam. Alimenta-se do ideal de contribuir para um mundo mais justo e, atualmente, aplica-se no estudo das politicas e relações internacionais - como não podia deixar de ser, quem sabe, para honrar as nossas raízes que estão ligadas a vários continentes e culturas. 

Hoje festeja-se mais um aniversário de uma vida que espero que seja longa, saudável e feliz. Que o amor seja o motor do seu caminho - pelos outros e, sobretudo, por ela própria. E que permaneça, além das agruras e dificuldades, a nossa doce, apaixonada e generosa Daniela, em busca de um lugar ao sol. Tenho fé que o futuro lhe reserva uma estrelinha. 

«Bella Ciao, Bella Ciao, Bella Ciao!!!» 



* Daniela significa "Deus é meu juiz”.


_____________________________
Texto en Español




Querían llamarla Duilio, pero el destino la hizó mujer y el nombre idealizado, en homenaje a un viejo amigo de nuestro padre, tuvo que ser repensado - suerte la de ella*! Nació a un sábado, alrededor de la hora del almuerzo, y tal vez ese hecho explique su dificultad en presentar buen humor al amanecer - en los primeros minutos del despertar conviene mantener una distancia de seguridad, sino se corre el riesgo llevar con los restos de un tornado.


En la infancia, ella era traviesa, aunque se mostraba timida, a primera vista. Su habilidad persuasiva es innata - cuando queríamos algo, era ella que tenia la mision de convencer a nuestros padres - «¿Podemos? ¡Por favorrr! »- porque yo era muy mala para pedir. Geminiana de signo, posee una energía electrizante que le dirige los impulsos y, realmente, hay alturas en que se asemeja a un huracán, pues tiene sangre latina corriendole en las venas. Su tono de piel causa envidia a cualquier mortal que desea un digno quemado de verano. No sé si será de mis ojos, pero siempre pensé que daría una modelo de portada de revista, guapa y elegante, de destrozar corazones. De las travesuras de nuestro crecimiento, recuerdo algunas maldades que yo le hacía, consistía en la victima perfecta. De pequeñita, quería estar siempre junto a mí - no sé qué rayos veía en esta hermana mayor! - parece que todavía hoy la veo de aquel tamaño, a acechar por la puerta de mi habitacion, pidiendome para inventar una broma para que nos quedaramos sin aire de tanto reír, a los saltos y volteretas por las camas. 


Su amor - casi locura - por los animales se reveló prematuramente, habiendo intentado, a toda costa, promover un parque zoológico en casa (sin éxito!). El cuidado que nutre por estos seres hace de ella un ser humano de nivel superior, como pocos que conozco, aunque esto represente, a los 5 años de edad, dar un baño de espuma a un pajarito porque se creía que necesitaba un tratamiento de spa. Sin embargo, no sólo de amor a los animales se llena ese corazón de guerrera. De tan generoso y, a veces ingenuo, dio más de lo que la vida le devolvió. Tuvo fracasos, muchos tropiezos y piedras en el camino. Sin embargo, al final, siguió el consejo del genio F. Pessoa: «¡Guardalas todas, un día construyes un castillo!». No sé si la obra ya está de pie, pero estoy segura de que los sueños no la dejan. Se alimenta del ideal de contribuir a un mundo más justo y, actualmente, se aplica en el estudio de las políticas y relaciones internacionales - como no podía dejar de ser, quien sabe, para honrar nuestras raíces que están ligadas a varios continentes y culturas. 


Hoy se festeja más un cumpleaños de una vida que espero que sea larga, sana y feliz. Que el amor sea el motor de su camino - por los demás y, sobre todo, por ella misma. Y que permanezca, además de las amarguras y dificultades, nuestra dulce, apasionada y generosa Daniela, en busca de un lugar al sol. Tengo fe que el futuro le reserva una estrella. 


«Bella Ciao, Bella Ciao, Bella Ciao!» 



* Daniela significa "Dios es mi juez”.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares