O mar chama por mim

Da “ilha do Pessegueiro” só conhecia a letra do Rui Veloso. As gaivotas fazem dela o seu abrigo e ouvi lá na praia, aquelas conversas que se escutam quando estamos deitados na toalha a pensar na morte da bezerra, que as gaivotas costumam ir morrer à ilha. Talvez seja o cemitério destas aves - não é mal jogado, pensei eu, a tostar debaixo dos quase 40 graus que marcavam os termómetros do Alentejo. 

Há dias fomos de férias e deixei a minha memória soltar-se em modo de espetador de filmes reais - é dos meus passatempos favoritos, vislumbrar os bocadinhos de pelicula que vão acontecendo com as gentes que ocupam o areal. É interessante observar que as pessoas, no fundo, são mais iguais do que diferentes, embora achemos, o tempo todo, o contrário. Há coisas que nunca mudam, como a melodia do homem das bolas de Berlim a chamar plim plim plim e as crianças que se divertem a construir esculturas na areia. Fizeram-me recordar que quando era bem pequena tinha uma espécie de objetivo que consistia em descobrir uma estratégia de ir ao mar e voltar para a toalha sem sujar os pés de areia. Pobre de mim, acreditava mesmo que seria possível! Tratava-se, apenas, de uma questão de treino, pensava eu, e, então, passava horas para trás e para diante, molhando os pés e voltando muito devagarinho para junto dos meus pais com toda a persistência do mundo – eles devem ter percebido logo que eu tinha um parafuso a menos e lá me deixavam fazer os treinos para o Guiness à vontade - suspeito que a minha mãe iria ser a principal beneficiada se eu conseguisse tal proeza, pois seria menos um carrego de areia para limpar. Esta memória lembra-me uma outra hilariante que, porventura, me tenha inspirado naquela época: num dos episódios “Sítio do Pica-pau Amarelo”, as personagens tentavam, a todo o custo, esvaziar o mar com baldes de água.




A fantasia faz parte do universo de crescimento. No caso das crianças é fundamental; mas também é importante que a magia não desapareça nos adultos. Realizamos um esforço diário para vestir a capa de super homens e mulheres com tudo sob controlo e esquecemos de deixar a cabeça livre para imaginar - um processo que acaba por ser uma higiene mental necessária para a manutenção da sanidade. Os livros podem ser um bom exemplo de limpeza de pensamentos tóxicos e recorrentes pois transportam-nos para outras dimensões.

Nestas férias, reparei num fenómeno que reduz, de certo modo, o potencial do não fazer nada, e que não existia quando eu era miúda: a tecnologia aflora num cenário supostamente natural. É engraçado que as pessoas despem as suas roupas para relaxar do dia-a-dia, abdicam dos penteados, das gravatas e dos saltos altos, mas há um adereço que se tornou uma extensão dos sentidos - como previa McLuhan - os smartphones e os tablets. Estão em toda a parte e é confortável perceber que estamos ligados ao mundo a partir de qualquer lugar. Todavia… e que tal não estarmos conectados de vez em quando? Não estarmos online, disponíveis, ligados? Não querermos saber das redes sociais e das vidas – fantásticas – dos amigos virtuais e podermos ser verdadeiramente livres?

Mais uma vez, o mar chama por mim, em todo o seu esplendor. Quiçá porque sou Caranguejo de signo, tenha crescido no litoral e a maior parte das minhas férias de verão tenham sido vivenciadas por entre os caminhos de areia e o bater das ondas. Quando mergulho no mar, tudo é possível. Cumpro este ritual, desde que me conheço, como uma espécie de oração em busca de todas as sensações: o ruído das ondas, o gosto salgado, a profundidade do horizonte. É lá que acredito que vivem os sonhos e quando o vislumbramos, ao sabor de mais um mergulho, piscamos-lhe o olho para que se concretizem.





Texto en Español





De la "isla del durazno" sólo conocía la letra del cantante Rui Veloso. Las gaviotas hacen de ella su abrigo y escuché allá en la playa, en esas conversaciones que se escuchan cuando estamos acostados en la toalla, que las gaviotas suelen ir a morir a la isla. Tal vez sea el cementerio de estas aves - no es mal pensado, pensé yo, a tostar debajo de los casi 40 grados que marcaban los termómetros de Alentejo. 



Hace unos días fuimos de vacaciones y dejé que mi memoria se soltara en modo de espectador de películas reales - es de mis pasatiempos favoritos, vislumbrar los pedazos de pelicula que van pasando con las personas que ocupan la playa. Es interesante observar que las personas, en el fondo, son más iguales que diferentes, aunque pensemos lo contrario. Hay cosas que nunca cambian, como la melodía del hombre de las bolas de fraile a llamar plim plim plim y los niños que se divierten construyendo esculturas en la arena. Me hicieron acordar que cuando era chica tenía un objetivo que consistía en descubrir una estrategia de ir al mar y volver a la toalla sin ensuciar los pies de arena. ¡Pobre de mí, creía que sería posible! Se trataba sólo de una cuestión de práctica, pensaba yo, y entonces pasaba horas caminando trás y adelante, mojando los pies y volviendo muy despacio junto a mis papás con toda la persistencia del mundo - ellos deben haber percibido tan pronto como yo tenía un tornillo menos y allí me dejaban hacer los entrenamientos para el Guiness - sospecho que mi mamá seria la principal beneficiada si lograria esa proeza, pues sería menos un cargamento de arena para limpiar. Esta memoria me recuerda una otra hilarante que me hubiera inspirado en la época: en uno de los episódios de la serie brasileña "Sitio del Pica-palo Amarillo", los personajes intentaban, a toda costa, vaciar el mar con baldes de agua. 


La fantasía forma parte del universo de crecimiento. En el caso de los niños es fundamental; pero también es importante que la magia no desaparezca en los adultos. Realizamos un esfuerzo diario para vestir la capa de super hombres y mujeres con todo bajo control y olvidamos dejar la cabeza libre para imaginar-un proceso que es una higiene mental necesaria para la sanidad mental. Los libros pueden ser un buen ejemplo de limpieza de pensamientos tóxicos y recurrentes pues nos transportan a otras dimensiones. 

En estas vacaciones, observé un fenómeno que, en cierto modo, reducía el potencial de no hacer nada, y que no existía cuando yo era niña: la tecnología aflora en un escenario supuestamente natural. Es divertido que la gente se saque sus ropas para relajarse del día a día, abdican de los peinados, de las corbatas y de los tacones altos, pero hay un adorno que se ha convertido en una extensión de los sentidos -como preveía McLuhan- los celulares y las tabletas. Están en todas partes y es cómodo darse cuenta de que estamos conectados al mundo desde cualquier lugar. Pero ... y que tal no estar conectados de vez en cuando? No estar conectados, disponibles, conectados? ¿No queremos saber de las redes sociales y de las vidas - fantásticas - de los amigos virtuales y poder ser verdaderamente libres?

Una vez más, el mar llama por mí, en todo su esplendor. Quizá porque soy cancer de signo, haya crecido en el litoral y la mayor parte de mis vacaciones de verano hayan sido vivenciadas entre los caminos de arena y oleadas. Cuando me sambujo en el mar, todo es posible. Cumplir este ritual, desde que me conozco, como una especie de oración en busca de todas las sensaciones: el ruido de las olas, el sabor salado, la profundidad del horizonte. Es allí que creo que viven los sueños y cuando me sambujo, parpadeo los ojos para que se concreten.

Comentários

Mensagens populares