ARGENTINA & PORTUGAL



Estamos em pleno campeonato mundial de futebol (2018), uma febre que assalta a maioria dos países, sobretudo os latinos que vivem o desporto rei de forma apaixonada. Nestes momentos de competição entre seleções nacionais, sou confrontada com questões do género: - Então, vais torcer por Portugal ou pela Argentina? Cristiano ou Messi?! 


Se houvesse um Portugal VS Argentina, não sei como me iria posicionar. Gostaria, sinceramente, que ganhassem os dois: é possível?! Talvez tivesse de assistir ao jogo sozinha porque seria difícil conter os nervos, em dose dupla. Este dilema consome muito mais do que os 90 minutos de uma partida de futebol ou as discussões sobre o melhor jogador do mundo – é a história da minha vida. Quando ouço que o Messi e o Cristiano são de outro planeta, penso que, porventura, também eu terei vindo de outra órbita - não por ter alguma capacidade extraordinária – mas porque a minha alma alberga duas nacionalidades, duas culturas que se fundem no meu coração.




Em modo idílico, costumo dizer que se ganhasse o Euromilhões, gostaria de adquirir uma embarcação gigante, do tipo cruzeiro, na qual pudesse reunir parentes e amigos de cada lado do oceano Atlântico, em amena cavaqueira. Onde pudesse juntar o melhor dos meus dois mundos e me sentisse, finalmente, inteira. É a célebre alma do emigrante que saltita entre o querer estar ali e não deixar de estar aqui; sentir o que acontece lá e cá. Não dá para explicar, talvez só a letra do A. Variações ajude a compreender o espírito nostálgico: “Estou bem aonde eu não estou /Porque eu só quero ir /Aonde eu não vou.”


Argentina & Portugal: desde cedo, aprendi a olhá-los como duas faces da mesma moeda. Não consigo escolher um deles porque estão entranhados no sangue, numa junção do melhor (e do pior) das duas culturas. Agora sei que estão ambos fora do Campeonato do Mundo – oh! – e o dilema, para já, terminou. Porém, no meu peito, continua a dança articulada entre a paixão do tango e a saudade do fado. Esta mistura tão rica que me coube na rifa e à qual pertence o meu amor  – para sempre.


_______________________________________________________________


Texto en Español



Estamos en pleno campeonato mundial de fútbol (2018), una fiebre que asalta a la mayoría de los países, sobre todo a los latinos que viven el deporte rey en forma apasionada. En estos momentos de competencia entre los equipos nacionales, me enfrento a las cuestiones asi: - Por lo tanto, va a hacer campaña para Portugal o para la Argentina? Cristiano o Messi ?!


Si hubiera un Portugal contra Argentina, no sé cómo iba a posicionarme. Me gustaría sinceramente que ganasen los dos: ¿es posible? Tal vez tuviera que ver el partido sola porque sería difícil contener los nervios, en dosis doble. Este dilema consume mucho más que los 90 minutos de un partido de fútbol o las discusiones sobre el mejor jugador del mundo - es la historia de mi vida. Cuando escucho que Messi y Cristiano son de otro planeta, creo que, también, yo vengo de otra órbita - no por tener alguna capacidad extraordinaria - sino porque mi alma alberga dos nacionalidades, dos culturas que se funden en mi corazón.


En modo soñador, me gusta imaginar que si ganara la loteria quisiera adquirir una embarcación gigante, del tipo de un crucero, en la que pudiera reunir parientes y amigos a cada lado del océano Atlántico, en plena farra. Donde pudiera juntar lo mejor de mis dos mundos y me sentiera, finalmente, entera. Es la célebre alma del emigrante que salta entre querer estar allí y no dejar de estar aquí; sentir lo que sucede allí y aquí. No se puede explicar, tal vez sólo la letra del A. Variaciones ayude a comprender el espíritu nostalgico: "Estoy bien donde no estoy / Porque sólo quiero ir / Donde yo no voy."


Argentina y Portugal: desde temprano, he aprendido a mirar a estos dos países como las dos caras de la misma moneda. No puedo elegir uno de ellos, porque tengo los dos adentro mio. Una unión de lo mejor (y de lo peor) de dos culturas. Ahora sé que están ambos fuera del Campeonato del Mundo - ¡oh! - y el dilema, por ahora, terminó. Continúa la danza articulada, en mi pecho, de la pasión del tango con la nostalgia del fado. Esta mezcla tan rica que me salio en suerte y a quien pertenece mi amor - para siempre.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares