Super heróis e heroínas



Nas últimas semanas, por via de alguns acontecimentos, tem havido uma palavra que se repete no meu pensamento: herói/heroína. Olho em volta e identifico vários super heróis nas pessoas com quem me relaciono e, por isso, consigo ser observadora – e fã – da sua valentia, dia após dia. Há episódios da vida real que parecem extraídos de novelas mexicanas ou dos filmes dramáticos que eu gosto de assistir para me lavar em lágrimas. Mas não. A realidade supera a ficção tantas vezes e esses instantes, no seu apogeu dramático, parecem inverosímeis aos seus personagens. 


Autoria da imagem: Tatiana Salvador e Sandra Neto

Os heróis que eu conheço não usam uma capa colorida ou florescente, nem fatos ajustados ao corpo. A sua máscara é a pele de um ser humano normal que esconde mil e um poderes, inclusive, o de voar por cima das atrocidades e das desgraças – deixando as marcas do sono acumulado e das angústias nas olheiras que vão surgindo. Não descansam enquanto a sua luta não chega ao fim, sendo exímios nas batalhas que lhes batem à porta de supetão – as piores coisas ocorrem sem pré-aviso e, nessas alturas, estamos ou não à altura de lhes responder com dignidade. Estes personagens de aventuras enxugam as lágrimas e seguem em frente, até quando a injustiça lhes prende as palavras ou o preconceito lhes encerra o peito - as punhaladas mais dolorosas costumam ser aquelas que são exercidas de perto. 

Autoria da imagem: Tatiana Salvador e Sandra Neto

Não sei se serei somente eu que atento nestes fenómenos porque vivo agarrando-me às histórias dos filmes e dos livros, ou se toda a gente se dá conta destes factos. Comovem-me as dificuldades alheias e, às vezes, sinto-me impotente por querer fazer mais. No entanto, reparar na coragem dos outros dá-me coragem, a mim também, para dar cabo dos meus monstros quando eles teimam em aparecer sem convite. Orgulho-me, assim, de conhecer estes heróis e heroínas que fazem parte do meu mundo e que tornam a minha vida um pouco mais aconchegada ao assistir ao seu exemplo de valentia. Torço, o tempo todo, por estes protagonistas de narrativas com desfechos imprevisíveis para que possam chegar ao fim das suas batalhas com a missão cumprida, sãos e salvos. 

“We can be heroes just for one day” 

("Heroes” de David Bowie)



_______________________________________________________

Texto en Español


Super Héroes / heroínas

En las últimas semanas, a través de algunos acontecimientos, ha habido una palabra que se repite en mi pensamiento: héroe / heroína. Miro alrededor y identifico a varios superhéroes en las personas con quien me relaciono y, por eso, soy observadora -y fan - de su valentía, día tras día. Hay episodios de la vida real que parecen salidos de novelas mejicanas o de las películas dramáticas que me gusta mirar para lavarme en lagrimas. Pero no. La realidad supera la ficción tantas veces y esos instantes, en su apogeo dramático, parecen increibles a sus personajes. 

Los héroes que conozco no usan una capa colorida o floreciente, ni tienen ropa ajustada al cuerpo. Su máscara es la piel de un ser humano normal que esconde mil y un poderes, incluso, el de volar por arriba de las atrocidades y de las desgracias - muchas veces dejando las marcas de no dormir en las ojeras que van surgiendo. No descansan mientras su lucha no llega al fin, siendo genios en las batallas que les golpean a la puerta de repente - las peores cosas ocurren sin preaviso y, en esos momentos, estamos o no a la altura de responder con dignidad. Estos personajes de aventuras secan las lágrimas y siguen adelante hasta cuando la injusticia les prende las palabras o el prejuicio les encierra el pecho - las puñaladas más dolorosas suelen ser aquellas que se ejerce de cerca. 

Nosé si seré solamente yo que estoy atenta a estos fenómenos porque vivo agarrándome a las historias de las películas y de los libros, o si todo el mundo se da cuenta de estos hechos. Me conmuevan las dificultades ajenas y, a veces, me siento impotente por querer hacer más. Sin embargo, observar el coraje de los demás me da a mim el aliento para eliminar mis monstruos cuando ellos aparecen sin invitacion. Me alegro de conocer estos héroes y heroínas que forman parte de mi mundo y que hacen mi vida un poco más acogida al ver su ejemplo de valentía. Estoy alientandor  por estos protagonistas para que puedan llegar al final de sus batallas con la misión cumplida, sanos y salvos. 



"You can be heroes just for one day" 



(Tema "Heroes" de David Bowie)

Comentários

Mensagens populares