Enfeites de Natal

 

Cumpriu-se a tradição lá em casa. Como qualquer Caranguejo de signo, gosto de família, lar e cuidado. O meu ascendente Aquário abre-me os horizontes para o coletivo e para o lado não conservador, um mundo melhor por via da diferença. Sou isto - e muito mais! - e com o tempo tenho aprendido a acolher as características, disfrutando de cada uma das heranças que fui recebendo.

Montar a árvore de Natal no dia 8 de Dezembro e desfazê-la no dia de Reis (ou logo que possível após o 6 de janeiro) constitui a tradição familiar. Na minha infância, muitas vezes, no dia 7 de Janeiro, o dia de aniversario do meu pai, a árvore ainda permanecia intacta, o que tornava o seu dia ainda mais especial - acredito que os Reis Magos o terão abençoado com uma magia particular.

Desta vez, além da dita árvore – baixinha, mas cumpre bem o propósito – introduzimos uma inovação natalícia. Iluminámos, à porta de casa, um pequeno pinheiro em vaso, rebento do pinheiro gigante da nossa antiga casa. Um efeito simples, impregnado de magia – como eu adoro. Agora outras pessoas poderão passar pela nossa porta e admirar o pisca-pisca noturno, ainda que modesto – como eu tenho o hábito de fazer com as obras alheias. Fizemos, todavia, outros arranjos decorativos, como um centro de mesa, utilizando ramos de gilbardeira que apanhámos numa caminhada pelo mato. A natureza está repleta de adornos, muito mais ricos dos que os que nos impingem nos shoppings consumistas desta vida.


Não sou nada de manualidades criativas, quem me conhece, sabe bem do que falo. Porém, instintivamente, deixei-me levar pela vontade de embelezar o nosso lar, no contexto da presente época. Tenho a sorte de contar com a ajuda do Rui - ele sim, altamente dotado para a logística e os trabalhos manuais - e o efeito resultou na contemplação de algo bonito (aos nossos olhos) que nos aquece o coração.

Além de aquecer o coração, este tipo de atividade promove o sentimento de pertença a um local que é o nosso refúgio, a nossa casa. Também senti nesta prática, uma conexão com os meus ancestrais, em particular com a memória da minha mãe, alguém tão ligado aos rituais e costumes. A sua feminilidade manifestava-se no talento para elaborar arranjos florais de excelência e bom gosto – de tal maneira que, a certa altura, começou a fazê-lo no âmbito da decoração de festas de casamentos e batizados no local onde trabalhava.

É mais do que óbvio que quase nada herdei desse dom da minha mãe para as plantas e para os arranjos decorativos, mas sinto-me, hoje, mais motivada a aproximar-me do cuidado pela beleza, mesmo que seja por via das minhas rudimentares (ou desastrosas) competências. A alegria na simplicidade que nos aconchega.

Somos fruto dos nossos antepassados, do que foram e do que não foram. Os que vieram antes de nós estão mais presentes nas nossas formas de ser/estar do que possamos imaginar. E, ao tomar (mais) consciência disso, tudo parece ressoar...

"Tu és o sonho de todos os teus antepassados"
(Bert Hellinger)


P. S. Ainda está a decorrer a votação no álbum "Celestices em todo o lado". Não se esqueça de votar!

Texto en Español

Adornos de Navidad

Se cumplió la tradición allá en casa. Como cualquier Cancer de signo, me gusta la familia, el hogar y el cuidado. Mi ascendente Acuario me abre los horizontes para la colectividad y el lado menos conservador, un mundo mejor atraves de la diferencia. Soy esto - y mucho más! - y con el tiempo he aprendido a acoger las características, disfrutando de cada una de las herencias que he ido recibiendo.

Hacer el árbolito de Navidad el 8 de diciembre y deshacerlo el día de Reyes (o tan pronto como sea posible después del 6 de enero) constituye la tradición familiar. En mi infancia, muchas veces, el 7 de enero, el día del cumpleaños de mi papá, el árbol aún permanecía intacto, lo que hacía su día aún más especial - creo que los Reyes Magos lo habrán bendecido con una magia particular.

Esta vez, además de dicho árbol - pequeño, pero cumple bien el propósito - introducimos una innovación navideña. Iluminamos, en la puerta de casa, un minúsculo pino en maceta, brote del pino gigante de nuestra antigua casa. Un efecto simple, impregnado de magia - como me encanta. Ahora otras personas podrán pasar por nuestra puerta y admirar el intermitente nocturno, aunque modesto - como yo tengo el hábito de hacer con las obras ajenas. También hicimos otros arreglos decorativos, como un centro de mesa, utilizando ramas que recogimos en una caminata por el bosque. La naturaleza está repleta de adornos, mucho más bellos que los que nos imponen en los shoppings consumistas de esta vida.

No soy nada de manualidades creativas, quien me conoce, sabe bien de qué hablo. Pero, instintivamente, me dejé llevar por la voluntad de embellecer nuestro hogar, en el contexto de la presente época. Tengo la suerte de contar con la ayuda de Rui - él sí, altamente dotado para la logística y los trabajos manuales - y el efecto resultó en la contemplación de algo hermoso (a nuestros ojos) que nos calienta el corazón.

Además de calentar el corazón, este tipo de actividad promueve el sentimiento de pertenencia a un lugar que es nuestro refugio, nuestra casa. También sentí en esta práctica una conexión con mis ancestros, en particular con la memoria de mi mamá, alguien tan apegado a los rituales y costumbres. Su feminidad se manifestaba en el talento para elaborar arreglos florales de excelencia y buen gusto - de tal manera que, en cierto momento, comenzó a hacerlo en el ámbito de la decoración de fiestas de bodas y bautizos en el restaurante donde trabajaba.

Obviamente, casi nada he heredado de este don de mi mamá para las plantas y los arreglos decorativos, pero hoy me siento más motivada a acercarme al cuidado de la belleza, aunque sea con mis rudimentarias (y desastrosas) competencias. La alegría en la sencillez que nos envuelve.

Somos fruto de nuestros antepasados, de lo que fueron y de lo que no fueron. Los que han venido antes que nosotros están más presentes en nuestras formas de ser/estar de lo que podemos imaginar. Y al tomar (más) conciencia de ello, todo parece tener sentido.

"Tu eres el sueño de todos tus antepasados"
(Bert Hellinger)

P.S - No te olvides de votar en el album Celestices en todo lado.

Comentários

Mensagens populares