A terra dos trevos

 

Não acreditaria se me contassem, há uns anos, que iria viver rodeada de trevos de 4 folhas. Como já referi em relatos anteriores, tenho uma profunda conexão com esta espécie, um legado da minha mãe que dava valor a amuletos e rituais de boa sorte. Com ela aprendi a reconhecer o lado intuitivo e sensível da vida e retorno aos seus ensinamentos sobre a natureza, cada vez que sinto o ímpeto de me afastar do essencial.


Pelo que sei, a fama dos trevos de 4 folhas remonta aos druidas e às tradições celtas, num tempo longínquo, em que se considerava aquela planta como um símbolo de ligação com a floresta, provindo uma mensagem de abundância. De tradição em tradição, o senso comum adotou a ideia de bom augúrio quando se fala em trevos e, atualmente, podem ser adquiridos objetos com esta simbologia em qualquer parte do mundo - no meu caso, tenho sido presenteada, em várias ocasiões, com acessórios que materializam o elo que me é tão especial.

O que não poderia imaginar é que viria a residir numa localidade em que existem várias casas que albergam plantas trevos de 4 folhas, quer em vaso, quer em terra/ jardim. Comecei por descobrir os trevos da casa ao lado da minha e a dona dos mesmos ofereceu-me uns bolbos para eu plantar os meus – já estão bem desenvolvidos! Umas semanas depois, contemplei, na vizinha do outro lado, 2 ou 3 vasos da dita planta no terraço contíguo à minha casa.


Como se não bastasse ter vizinhos, de um lado e do outro, que gostam de trevos de 4 folhas, nas caminhadas que faço diariamente para exercitar o corpo e limpar a mente, tenho vindo a observar, nas últimas semanas, outras habitações, nas redondezas, que possuem esta variedade de trevos. Pelas minhas contas, num raio de poucos quilómetros, são mais de uma dezena – sempre que posso tiro uma fotografia ou recolho um pequeno exemplar para a minha coleção.

O curioso é constatar que parece que sou apenas eu quem repara nesta ocorrência, a qual se tem multiplicado de forma surpreendente – e mágica – à minha volta. Diz-se que quando prestamos atenção a uma coisa, alimentamos o poder de atrairmos elementos semelhantes e eu tenho corroborado essa teoria no que diz respeito à visualização dos trevos de 4 folhas. Ora, a minha imaginação fértil encenou a ideia de se criar uma “Confraria do Trevo” ou um jogo de estratégia designado de “trevo-caching”, cogitando a possibilidade de me cruzar com pessoas tão aficionadas como eu – quem sabe se há outros “doidinhos dos trevos” por aí?!

Brincadeiras à parte, a emoção que me assola quando encontro um trevo de 4 folhas possui tamanha intensidade que me teletransporta para um instante de elevação que não consigo descrever por palavras. Trata-se, na verdade, de um momento de alegria pura, uma sincronicidade que me devolve uma dose de esperança na vida e no sentido disto tudo.

Hoje exprimo a gratidão por viver na “terra dos trevos de 4 folhas”, um lugar tranquilo que me acolheu de braços abertos e onde me sinto, verdadeiramente, em casa. Algo me diz que a minha mãe também haveria de gostar de passear por estas bandas…

“Às vezes a magia é real.”

(Nicholas Sparks)

Texto en Español

El lugar de los trebols

No creería si me dijeran, hace unos años, que viviría rodeada de tréboles de cuatro hojas. Como he mencionado en informes anteriores, tengo una profunda conexión con esta planta, un legado de mi mama que daba valor a los amuletos y rituales de buena suerte. Con ella aprendí a reconocer el lado intuitivo y sensible de la vida y regreso a sus enseñanzas sobre la naturaleza, cada vez que siento el impulso de alejarme de lo esencial.

Por lo que sé, la fama de los tréboles de 4 hojas se remonta a los druidas y las tradiciones celtas, en un tiempo lejano, cuando esa planta era considerada como un símbolo de conexión con el bosque, proporcionando un mensaje de abundancia. De tradición en tradición, el sentido común ha adoptado la idea de buen augurio cuando se habla de tréboles y actualmente se pueden adquirir objetos con este simbolismo en cualquier parte del mundo - en mi caso, me regalaron, en varias ocasiones, accesorios que materializan el vínculo que  es tan especial.

Lo que no podía imaginar es que vendría a residir en una localidad donde hay varias casas tienen plantas de trébol de 4 hojas, sea en maceta, sea en tierra/ jardín. Empecé por descubrir los tréboles de la casa al lado de la mía y la dueña me regaló unos bulbos para que yo plantara los míos - ¡ya están bien desarrollados! Unas semanas después, contemplé, en la vecina del otro lado, 2 o 3 macetas de la dicha planta en la terraza contigua a mi casa.

Como si no fuera suficiente tener vecinos, de un lado y del otro, que les gustan los tréboles de 4 hojas, en las caminatas que hago diariamente para ejercitar el cuerpo y limpiar la mente, tengo observado, en las últimas semanas, otras casas, en los alrededores, que tienen esta variedad de tréboles. Según mis cuentas, en pocos kilómetros ya son más de una docena - siempre que puedo saco una foto o recojo un pequeño ejemplar para mi colección.

Lo curioso es constatar que parece que soy solo yo que me fijo en esta ocurrencia que se ha multiplicado de forma sorprendente - y mágica - a mi alrededor. Se dice que cuando prestamos atención a una cosa, alimentamos el poder de atraer elementos similares y he corroborado esa teoría en lo que respecta a la visualización de los tréboles de 4 hojas. Ahora, mi imaginación fértil encendió la idea de crear una "Hermandad del Trébol" o un juego de estrategia llamado "trebol-caching", considerando la posibilidad de cruzarme con gente tan aficionada como yo - ¿quién sabe si hay otros "locos por trebols" por ahí?!

Bromas aparte, la emoción que siento cuando encuentro un trébol de 4 hojas tiene tal intensidad que me teletransporta a un instante de elevación que no puedo describir con palabras. Se trata, en realidad, de un momento de alegría pura, una sincronicidad que me devuelve una dosis de esperanza en la vida y en el sentido de todo esto.

Hoy expreso mi gratitud por vivir en la "tierra de los tréboles de 4 hojas", un lugar tranquilo que me acogió con los brazos abiertos y donde me siento verdaderamente en casa. Algo me dice que a mi mamá también le gustaría pasear por estos lados...

"A veces la magia es real."

(Nicholas Sparks)

 

 

Comentários

Mensagens populares