O legado da alegria

Era demasiado pequena para me recordar dos pormenores do jogo ou das etapas que conduziram a minha Argentina a Campeã Mundial de Futebol, em 1986. Quando ouço falar daquele evento, a minha cabeça é invadida, automaticamente, por sons. Ruídos de buzinas de carros e gritos de euforia que ecoavam das ruas de Buenos Aires. Fechando os olhos, sou capaz de contemplar as bandeiras penduradas e as multidões a cantarolar, quando espreitava da janela da nossa casa.

Estes dias, muito se falou do Maradona e das alegrias que a sua mágica forma de ser – ele não era um jogador de futebol, era um mágico, fora de série! – deixou ao Mundo, em modo de herança, para toda a eternidade. Indo além das homenagens ou reflexões acerca desta personagem histórica, tenho pensado no legado da alegria.

A alegria é, na minha opinião, um dos sentimentos mais puros. Não só pelo que provoca no momento em que sucede, mas pelo que a sua memória pode representar na nossa vida. Somos felizes quando vivenciamos a alegria, a nossa e a dos outros, e ela pode ter imensas caras e feitios, não tem um formato único -  fresco e fofo. Recordar os momentos alegres e agarrá-los, bem dentro do nosso peito, para que não fujam. Partilhá-los em modo de paródia com amigos ou em silêncio - como uma meditação do sorriso. Pode, também, incluir as cenas mais absurdas que nos possam ter acontecido na vida, e que nos invocaram a vontade de rir, de nós mesmos.

A capacidade de rir de nós próprios - ou connosco – é, para mim, uma das ferramentas mais potentes que dispomos para a conservação do nosso bem-estar. A tábua de salvação que nos socorre em tempos de angústia e incerteza; a sabedoria que nos vai curar da amargura – não há coisa pior do que cair nas suas teias e transformarmo-nos naqueles mostrengos invejosos, carentes e solitários dos contos infantis.

Numa das recentes palestras da Tara Brach, ela deixa uma reflexão em modo de exercício para os seus espetadores. “Imagina-te, daqui a muitos anos, muito velhinho, em vésperas da tua morte. Num momento em que quase todas as tuas faculdades terão acabado. Só poderias escolher uma coisa para preservar. O que escolherias, no teu caso?”

A minha resposta é, somente, a alegria.  Manter a capacidade de sorrir perante um novo dia, mesmo que todas as dores e todas as tragédias já me tenham possuído.

“Rir juntos é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua anterior que fomos perdendo à medida que o mundo foi deixando de ser nosso.” (Mia Couto)

“Quem tem a coragem de rir é senhor do mundo.” (Giacomo Leopardi)

Texto en Espanol

El legado de la alegría

Era demasiado chica para recordar los detalles del partido o las etapas que llevaron a mi Argentina a ser Campeón del Mundo de Fútbol en 1986. Cuando escucho noticias sobre ese evento, automáticamente mi cabeza se ve invadida por sonidos. Las bocinas de los autos y los gritos de euforia en las calles de Buenos Aires. Cerrando los ojos, puedo contemplar las banderas colgadas en las ventanas y la multitud cantando en fiesta.

Estos días se ha hablado mucho de Maradona y de todas las alegrías que su mágica forma de ser - no era un futbolista, era un mago, genio! - dejó al mundo la magia del futbol para toda la eternidad. Más allá de los homenajes o reflexiones sobre este personaje histórico, he pensado en el legado de la alegría.

La alegría es, en mi opinión, uno de los sentimientos más puros que existen. No solo por lo que provoca en este momento, sino por lo que su recuerdo puede representar en nuestra vida. Somos felices cuando experimentamos la alegría, la nuestra y la de los demás. La alegria puede tener muchas caras y formas, no tiene una forma única, limpia y linda. Recordar los momentos felices y agárrarlos, justo dentro de nuestro pecho, para que no se escapen. Compártelos en charla con amigos o en silencio, en meditación de la sonrisa. También puede incluir las escenas más absurdas que nos puedan haber pasado en la vida, y que invocaban el deseo de reírnos de nosotros mismos.

La capacidad de reírnos de nosotros mismos, o de nosotros, es, para mí, una de las herramientas más poderosas que tenemos para la conservación de nuestro bienestar. La cuerda de salvamento que nos ayuda en tiempos de angustia e incertidumbre; la sabiduría que nos curará de la amargura: no hay nada peor que caer en las redes de la margura y convertirse en esos personajes envidiosos y solitarios de los cuentos infantiles.

En una de las conferencias recientes de Tara Brach, ella deja una reflexion para sus espectadores. “Imagínate, dentro de muchos años, muy viejo, en vísperas de tu muerte. En un momento en el que casi todas tus facultades se acabarán. Solo puedes elegir una cosa para preservar. ¿Qué elegirías en tu caso?

Mi respuesta es … la alegría. Mantener la capacidad de sonreír ante un nuevo día, aunque todo el dolor y la tragedia ya me han poseído.

“Reír juntos es mejor que hablar el mismo idioma. O tal vez la risa es un lenguaje anterior que hemos ido perdiendo a medida que el mundo ha dejado de ser nuestro ”. (Mia Couto)

"Quien tiene el coraje de reír es el amo del mundo". (Giacomo Leopardi)


Comentários

Mensagens populares