Render-me

Tínhamos uma brincadeira só nossa, eu e a minha irmã. Embora fosse algo simples, havia sido descrito um procedimento por etapas que deveríamos cumprir – ideias mirabolantes da irmã mais velha (eu) - agora consigo ver a minha mente controladora em ação! Era uma espécie de ritual de tortura que fazíamos uma à outra – se há manifestações sado masoquistas de relevo na infância, elas estarão, com toda a certeza, nas interações entre irmãos. O mais engraçado é que aderíamos àqueles protocolos, sem hesitar, como se a nossa vida dependesse disso.

Não fiquem com ideias perversas, nem se sintam dececionados quando eu nomear a dita brincadeira: CÓCEGAS. Nada de novo, hein?! Toda a gente já fez e/ou recebeu este tipo de toque. No nosso jogo, as instruções ditavam que, cada uma de nós fizesse cócegas à outra em 3 momentos distintos que correspondiam a 3 partes do corpo específicas. A “vítima” poderia escolher as localizações, por ordem sequencial de ocorrência – ao estilo de quando pedem a um condenado à morte que escolha os ingredientes da sua última refeição.


Lembrei-me desta imagem de infância como se de um vislumbre de consciência se tratasse – daqueles insights do tipo “fez-se luz!” que nos acontecem volta, meia volta. Depois de instaladas, nas devidas posições, o procedimento começava em silêncio. Normalmente, a vítima ficava deitada, de barriga para cima, em modo complemente entregue. Rendia-se ao facto de que iria sofrer por alguns minutos - quem tem cócegas, sabe bem do que falo – mas mais valia não resistir. O pior das cócegas é quando resistimos, queremos que aquela sensação termine e fazemos força com todo o nosso ser… O resultado é sentirmos ainda mais cócegas, certo?

Naquela brincadeira inocente, eu e a Daniela, acabámos por exercitar a maior sabedoria da vida - afinal, as pirralhas eram meias gurus do desenvolvimento pessoal. Instintivamente, como só as crianças o sabem fazer, descobrimos que a resistência fomenta o medo, inflama a ansiedade e o desgaste. Resistir, o tempo todo, é contra produtivo. Há alturas – se deixarmos a intuição falar, saberemos quando – em que a melhor resposta é a rendição. Aceitar que estamos naquela condição (boa ou má, não importa o julgamento) e podemos entregar-nos. Como se diz em bom português: “Que se f*da!

Acho que nunca me rendi tanto como naqueles momentos de tortura proporcionados pela minha irmã. O meu calcanhar de Aquiles eram os pés - ainda hoje, fico arrepiada só de pensar! Como sabia que não tinha hipótese de fugir – tortura é tortura e nós levávamos a sério os compromissos infantis – a única reação era, simplesmente, deixar-me ir e entregar-me ao momento presente: arrepiante, hilariante, agudizante. Chegava a doer a barriga das gargalhadas ou podia dar azo a fazer xixi nas calças, de tanto rir!

Ali, a guerreira baixava os braços, largava as armas - aceitava e disfrutava o instante. Fez-me concluir que quando me rendo, a felicidade vem ao meu encontro, sem eu dar por isso.


“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”

(Clarice Lispector)

Texto en Espanhol

Rendirme

Mi hermana y yo teníamos un juego propio. Aunque era algo simple, se había descrito un procedimiento paso a paso que teníamos que seguir: ideas locas de la hermana mayor (yo), ¡ahora puedo ver mi mente controladora en acción! Era una especie de ritual de tortura que nos hacíamos una a la otra: si hay manifestaciones sadomasoquistas significativas en la infancia, seguramente estarán en las interacciones entre hermanos. Lo más divertido es que adheríamos a esos protocolos, sin dudarlo, como si nuestra vida dependiera de ello.

No se hagan ideas perversas, ni se sientan defraudados cuando nombre el juego: COSQUILLAS. Nada nuevo, ¿eh? A todos les han hecho cosquillas. En nuestro juego, las instrucciones dictaban que cada una de nosotras le hacía cosquillas a la otra en 3 momentos distintos que correspondían a 3 partes específicas del cuerpo. La “víctima” podía elegir los lugares, en orden secuencial de ocurrencia, al estilo de pedirle a un condenado a muerte que elija los ingredientes para su última comida.

Recordé esta imagen de la infancia como si fuera un destello de conciencia. Una vez instaladas, en las posiciones adecuadas, el procedimiento comenzaba en silencio. Normalmente, la víctima estaba acostada sobre su espalda en modo completamente rendido. Se rendía la que sufriría por unos minutos -los cosquillosos saben de lo que hablo- pero sería mejor aceptar y no resistir. Lo peor de las cosquillas es cuando nos resistimos, queremos que acabe esa sensación y empujamos con todo nuestro ser... El resultado es que sentimos aún más cosquillas, ¿no?

En ese inocente juego, Daniela y yo terminamos ejerciendo la mayor sabiduría de la vida - después de todo, las mocosas eran unas gurús del desarrollo personal. Instintivamente, como solo los niños saben hacer, descubrimos que la resistencia genera miedo, inflama la ansiedad y el agotamiento. La resistencia, todo el tiempo, es contraproducente. Hay momentos, si dejamos que la intuición hable, sabremos cuándo, que la mejor respuesta es rendirse. Aceptar que estamos en esa condición (buena o mala, no importa el juicio) y podemos rendirnos. Como dicen en buen español: "¡Qué se joda!"

Creo que nunca me he rendido tanto como en esos momentos de tortura proporcionados por mi hermana. Mi talón de Aquiles eran mis pies, incluso hoy, ¡se me pone la piel de gallina solo de pensarlo! Como sabía que no tenía ninguna posibilidad de escapar (la tortura es la tortura y nos tomábamos en serio los compromisos infantiles), la única reacción era simplemente dejarme llevar y rendirme al momento presente: escalofriante, hilarante, desgarrador. ¡Me dolía el estómago de las carcajadas o me llegaba a hacer pis en los pantalones de tanto reírme!

Allí, la guerrera bajaba los brazos, soltaba las armas - acepta y disfruta el momento. Me hizo pensar que cuando me rindo, la felicidad me llega, sin que me dé cuenta.

 

“Ríndete, como yo me he rendido. Sumérgete en lo que no sabes como yo. No te preocupes por entender, vivir supera cualquier entendimiento.” 

(Clarice Lispector)

Comentários

Mensagens populares