A bisavó Filomena Vieira

 

Porque raio gosto tanto de datas, calendários e memórias?! Sempre gostei de aprender mais sobre a vida dos outros, não sei se por mera cusquice ou talvez porque a minha alma consiga evoluir mais uns degraus cada vez que se reconhece nos demais. Hoje aceito esta minha necessidade e aproveito as oportunidades para averiguar mais dados sobre as minhas origens…
Não tive a oportunidade de conviver com os meus avós, nem de um lado, nem do outro, pelo facto de os meus pais terem emigrado. Recordo-me melhor dos avós paternos, o António e a Ester, e mantenho a curiosidade de saber como falaria o meu avô - o senhor que saiu de Portugal rumo ao Brasil e viveu mais de 70 anos na Argentina. Ironicamente, eu acabei por viver em Portugal e pisar alguns dos caminhos que o meu avô pisou, mas nunca cheguei a conversar com ele sobre isso. Como seria a vida na época em que ele vivia em Portugal, como seriam os seus pais e irmãos?

Os pais do meu avô António eram a Filomena Vieira e o João Simões Maio - e não Maia, como era o meu avô, uma daquelas histórias de enganos nos registos. O bisavô morreu cedo e pouco se sabe da sua história, mas consegui apurar que também teve uma experiência de emigração do outro lado do oceano – mais uma para somar à minha bagagem de distâncias e viagens.

A bisavó viveu muitos anos, tendo ficado viúva cedo, com 5 filhos. Pela ideia que tenho através dos testemunhos que fui recolhendo, a Filomena era uma mulher guerreira; caminhava, quilómetros e quilómetros, diariamente, para ir vender os produtos do campo à praça de Aveiro. Era, então, conhecida, como a “Filomena das rosinhas”, as mais belas flores que havia à venda eram dela - naquela época, adquirir flores era considerado um total luxo. Pois bem, para esta mulher não havia cansaço, não havia dias de folga, não havia preguiça – como tantas outras por este mundo fora, com certeza.

A minha homenagem, hoje, volvidos tantos da existência da Filomena Vieira centra-se num facto muito particular que me causou um enorme espanto: a mãe do meu avô cedeu um terreno para a construção de uma escola na zona onde residia, em Aradas, Aveiro. O edifício, muito antigo, ainda existe – pude comprová-lo com os meus olhos. Um legado especial, uma pedra na construção de um mundo melhor. Eu, como sua bisneta e apaixonada pela Educação, só lhe posso agradecer.

Cada pessoa é única, cada pessoa tem um propósito e uma herança que permanece, muito além do tempo. Honrar os nossos antepassados torna-nos mais completos, como diz José Saramago:

“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.”

P.S - Obrigada, Prima Lurdes!

Texto en Español

La bisabuela Filomena Vieira

¡¿Por qué diablos me gustan tanto las fechas, los calendarios y los recuerdos?! Siempre me ha gustado aprender más sobre la vida de otras personas, no sé si es un mero chisme o tal vez porque mi alma logra evolucionar unos pasos más cada vez que se reconoce en los demás. Hoy acepto esta necesidad y aprovecho las oportunidades para saber más sobre mis orígenes…

No tuve la oportunidad de vivir con mis abuelos, ni de un lado ni del otro, porque mis padres habían emigrado. Recuerdo mejor a mis abuelos paternos, António y Ester, y sigo teniendo curiosidad por saber cómo hablaría mi abuelo, el señor que se fue de Portugal a Brasil y que terminaría viviendo en Argentina por más de 70 años. Irónicamente, terminé viviendo en Portugal y recorriendo algunos de los caminos que hizo mi abuelo, pero nunca llegué a hablar con él al respecto. ¿Cómo sería la vida cuando el vivia en Portugal, cómo serían sus padres y hermanos?

Los padres de mi abuelo Antonio se llamavan Filomena Vieira y João Simões Maio - y no Maia, como era mi abuelo, una de esas historias de errores en los registros. El bisabuelo murió temprano y poco se sabe de su historia, pero logré averiguar que también tuvo una experiencia de emigració en el otro lado del océano, una más para agregar a mi bagaje de distancias y viajes.

La bisabuela vivió muchos años, quedo viuda temprano, con 5 hijos. Por la idea que tengo a través de los testimonios, Filomena era una mujer guerrera, caminaba kilómetros y kilómetros, diariamente, para ir a vender los productos del campo a la plaza de Aveiro. En ese tiempo era conocida como la “Filomena de las rosas”, las flores más hermosas que estaban a la venta eran suyas – comprar flores era considerado un completo lujo. Bueno, para esta mujer no habia cansancio, ni días libres, ni pereza - como tantos otras mujeres en todo el mundo, seguro.

Mi homenaje de hoy, después de tantos años de existencia de Filomena Vieira, se centra en un hecho muy particular que me causó un gran asombro: la madre de mi abuelo cedió un terreno para la construcción de una escuela en el barrio donde ella vivía, en Aradas, Aveiro. El edificio, muy antiguo, todavía existe, lo pude ver con mis propios ojos. Un legado especial, una piedra en la construcción de un mundo mejor. Yo, como su bisnieta y apasionada de la Educación, solo puedo agradecerle.

Cada persona es única, cada persona tiene un propósito y un patrimonio que perdura mucho más allá del tiempo. Honrar a nuestros antepasados ​​nos hace más completos, como dice José Saramago:

“Físicamente habitamos un espacio, pero sentimentalmente nos habita un recuerdo”.

P. S - Gracias, Prima Lurdes!

Comentários

Mensagens populares