Um (Richard Bach)

Terminei o livro. Estive a saboreá-lo no meu ritual matinal e consegui conter a ânsia de querer devorá-lo para saber como seria o desfecho, mantendo-me, exatamente, em cada linha, em cada página. Absorver o momento presente, num enlace só meu.

Trata-se de um livro do Richard Bach com o título “Um” que chegou até a mim de uma forma inusitada. Pensando bem, o outro livro que já tinha lido deste autor também me caiu no colo, não tendo resultado de uma procura ativa da minha parte.

O primeiro livro do Richard Bach que li foi o “Fernão Capelo Gaivota” - uma história sobejamente conhecida nos anos 80/90 do século passado. Contempla uma mensagem de motivação, determinação e busca pelos sonhos. Um canto à liberdade, como só uma gaivota o poderia fazer. Conservo o livro na estante e olho para ele como um marco do meu desenvolvimento, tendo-me sido oferecido, aos 10 anos de idade, por uma professora de português que me fez uma dedicatória inspiradora: “Para que na lembrança de bons momentos, a força de continuar!”. Tão verdade!

“Tu tens a liberdade de ser tu próprio, o teu verdadeiro eu, aqui e agora, nada se pode interpor no teu caminho”.
(“Fernão Capelo Gaivota”, Richard Bach)

Não voltei a ler nada do Bach, embora o “Fernão Capelo Gaivota” me tenha continuado a acompanhar de certa forma, tendo integrado excertos dessa obra literária em apresentações e aulas, muitos anos mais tarde.
Recentemente, numa ocasião completamente banal, deparei-me com uma estante de livros de intercâmbio que captou a minha atenção – nunca tinha tirado nenhum livro desse tipo de espaços até então. Mas, naquele dia, algo me puxou, estranhamente. Percebi a familiaridade da autoria e senti o ímpeto de pegar naquela obra. Sem hesitar, trouxe o “Um” para casa e a nossa “conversa” começou a fluir, de dia para dia. Como se tivesse (re) encontrado um velho amigo…

Tenho a certeza que tinha de ler o “Um” neste preciso momento da minha jornada. Não o sabia naquele instante, não tinha como, até porque a mente sabe tão pouco em comparação com o que a alma necessita. “Um” é um convite à reflexão sobre o sentido da vida, das escolhas e do que somos, do que fomos ou do que podemos vir a ser. Através das personagens Leslie e o próprio Richard, voamos pelas infinitas possibilidades que o tempo e o espaço nos abrem. Uma verdadeira viagem para dentro de nós próprios.

“Existem todas as possibilidades, a mais absoluta liberdade de escolha. Como num livro, onde cada letra permanece para sempre na página, mas o que muda é a própria consciência que escolhe o que ler e o que deixar de lado.”
(“Um”, Richard Bach)

Hoje percebo (melhor) o potencial que existe em nos deixarmos levar pela intuição, sem estarmos, constantemente, a querer controlar tudo e todos. Somos tão mais felizes quando nos permitimos receber os sinais que a vida tem para nos mostrar.

Agora vou devolver o “Um” na esperança que a magia continue…


Texto en Español

"Un" (Richard Bach)

He terminado el libro. He estado saboreándolo en mi ritual matutino y he podido contener el deseo de comerlo para saber cómo sería el resultado, manteniéndome exactamente en cada línea, en cada página. Absorber el momento presente, en un enlace propio.

Se trata de un libro de Richard Bach titulado "Uno" que llegó a mí de una manera inusual. Pensándolo bien, el otro libro que ya había leído de este autor también me cayó en el regazo, no habiendo resultado de una búsqueda activa de mi parte.

El primer libro de Richard Bach que leí fue "Fernan Capelo Gaviota" - una historia ampliamente conocida en los años 80/90 del siglo pasado. Contempla un mensaje de motivación, determinación y búsqueda de los sueños. Un canto a la libertad, como solo una gaviota podría hacerlo. Conservo el libro en la estantería y lo miro como un hito de mi desarrollo, habiéndome sido ofrecido, a los 10 años de edad, por una maestra de portugués que me hizo una dedicatoria inspiradora: "Para que en el recuerdo de buenos momentos, la fuerza de continuar".

"Tienes la libertad de ser tú mismo, tu verdadero yo, aquí y ahora, nada puede interponerse en tu camino".
(In "Fernão Capelo Gaviota", Richard Bach)

No volví a leer nada de Bach, aunque "Fernão Capelo Gaviota" me siguió de alguna manera, integrando fragmentos de esa obra literaria en presentaciones y clases, muchos años más tarde.

Recientemente, en una ocasión completamente banal, me encontré con una estantería de libros de intercambio que captó mi atención - nunca había sacado ningún libro de ese tipo de espacios hasta entonces. Pero, aquel día, algo me llamó, de forma rara. Percibí la familiaridad de la autoría y sentí el ímpetu de tomar aquella obra. Sin dudarlo, traje el libro "Uno" a casa y nuestra "conversación" comenzó a fluir, de día en día. Como si hubiera (re) encontrado un viejo amigo...

Estoy segura de que tenía que leer "Uno" en este preciso momento de mi vida. No lo sabía en aquel instante, no tenía cómo, hasta porque la mente sabe tan poco en comparación con lo que el alma necesita. "Uno" es una invitación a la reflexión sobre el sentido de la vida, de las elecciones y de lo que somos, de lo que fuimos o de lo que podemos llegar a ser. A través de los personajes Leslie y el propio Richard, volamos por las infinitas posibilidades que el tiempo y el espacio nos abren. Un verdadero viaje dentro de nosotros mismos.

"Existen todas las posibilidades, la más absoluta libertad de elección. Como en un libro, donde cada letra permanece para siempre en la página, pero lo que cambia es la propia conciencia que elige qué leer y qué dejar de lado."
("Uno", Richard Bach)

Hoy comprendo (mejor) el potencial que existe en dejarnos llevar por la intuición, sin estar, constantemente, a querer controlar todo y a todos. Somos mucho más felices cuando nos permitimos recibir las señales que la vida tiene para mostrarnos.

Ahora voy a devolver "Uno" con la esperanza de que la magia siga por ahi...

Comentários

Mensagens populares