Costas direitas e cabeça erguida



Ensinaste-me a andar de costas direitas e de cabeça erguida: - A postura é muito importante, minha filha! 

Elegante como tu, conheci poucas; o teu andar era como o de alguém que carrega um livro na cabeça, com passos firmes e determinados. Decorreu tanto tempo desde a altura em que espreitava pela janela, esperando o teu regresso a casa. 


Costumava abrir a cortina por volta das 18h15 porque sabia que não demoravas mais do que 15 minutos a vir a pé do trabalho. Andavas a pé, caminhavas tanto! Olhava pela janela e via-te, ao longe, em direção ao nosso prédio. Nesses momentos, o meu coração acelerava e era FELIZ. Não me lembro dos instantes seguintes, de abrir a porta ou das conversas ou afazeres que se sucediam. Ficou-me, somente, o teu marchar, seguro e perseverante. 

A tua forma de caminhar era representativa do modo como vias a vida. Andando em frente e sem curvar demasiado, não importavam as circunstâncias – deves ter vivido tantas dificuldades nesse teu corpo esguio! Lembro-me dos cuidados, mas não tenho noção das tuas dores e do cansaço de tantas horas de trabalho duro no pêlo. Apesar disso, conseguias, sempre, manifestar um gesto generoso para com os outros, pois guardo na memória algumas pessoas que ajudaste no teu percurso. 

Aconselhavas-me a andar como uma modelo numa passerelle, consciente do meu corpo e mantendo-me direita. Acho que não consegui cumprir esse objetivo e hoje sofro de algumas maleitas da cervical - talvez seja o preço a pagar pela tua ausência, não te ter ao meu lado para carregar as mochilas, de vez em quando. Contudo, lembro-me de todos os detalhes com carinho e devoção e procuro, através das lembranças, conectar-me à essência para me sentir mais equilibrada. 

O corpo é um campo de batalha e nem sempre o tratamos como deve ser – como dizia o Variações: “quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga”! Cada vez mais me sinto consciente do corpo e da importância de cuidarmos dele, de nós. A saúde física e mental em ligação com o nosso espírito, elevando-nos ao que existe de mais pleno e sincero. 

- Vamos lá seguir em frente, de cabeça erguida! - desconfio que lá no horizonte, estás de olho em mim.

________________________________________________________________
Texto en Español


Columna derecha y cabeza recta 

Me enseñaste a caminar con la espalda recta y la cabeza erguida: - ¡La postura es muy importante, hija mía!

Elegante como tú, conocí a pocas; tu caminar era como el de un alguien que lleva un libro sobre su cabeza, con pasos firmes y decididos. Ha pasado mucho tiempo desde que estaba mirando por la ventana, esperando tu regreso a casa.

Solía ​​abrir la cortina alrededor de las 18:20, porque sabía que no tardarías más de 15 minutos caminando a la vuelta del trabajo. ¡Caminabas tanto! Miraba por la ventana y te veía a lo lejos hacia nuestro edificio. En esos momentos mi corazón estaba acelerado y era FELIZ. No recuerdo los momentos siguientes, abrir la puerta, o las sucesivas conversaciones o tareas. Me quedo en la memoria solo tu marcha, segura y perseverante.

Tu forma de caminar era representativa de la forma en que veías la vida. Avanzar y no inclinarse demasiado, sin importar las circunstancias, ¡y debes haber experimentado tantas dificultades en tu delgado cuerpo! Recuerdo el cuidado, pero no tengo idea de tus dolores y del cansancio de tantas horas de trabajo duro. Sin embargo, siempre pudiste expresar un gesto generoso a los demás, pues guardo en la memoria a algunas personas que ayudaste en tu trayecto de vida.

Me pedias que caminara como una modelo en una pasarela, consciente de mi cuerpo y manteniéndome derecha. No creo que haya cumplido con ese objetivo y hoy sufro de algunos dolores en la cervical, tal vez sea el precio a pagar por tu ausencia, no tenerte a mi lado para llevar la mochila de vez en cuando. Sin embargo, recuerdo todos los detalles con amor y devoción e intento, a través de los recuerdos, conectarme con la esencia para sentirme más equilibrada.

El cuerpo es un campo de batalla y no siempre lo tratamos como debería, como dijo el cantante portugués Antonio Variações: "cuando la cabeza no tiene juicio, es el cuerpo paga". Cada vez soy más consciente del cuerpo y de la importancia de cuidarlo, de nosotros mismos. Salud física y mental en sintonia con nuestro espíritu, elevándonos al más completo y sincero.

- ¡Sigamos adelante, con la columna recta! - Sospecho que me estás mirando en el horizonte.

Comentários

Mensagens populares