“Tal como eu”

 

Aquele local atrai-me por alguma razão, cada vez que por lá passo nas minhas caminhadas - Oh! Se as minhas caminhadas falassem…mas há coisas para as quais as palavras se tornam, irremediavelmente, insuficientes e insatisfatórias. Atenção, eu adoro palavras, nem sei o que faria sem elas! É um dos meus maiores receios, um dia poder esquecer-me das palavras e de como juntá-las para formar frases e histórias. Na verdade, não sou nada sem as minhas histórias – as minhas salvo seja, muitas delas não são nada minhas, são dos outros ou da imaginação que as cozinha em modo de magia branca. Gosto sempre de deitar um pozinho de sonho em todas as receitas, pois fora isso, não me daria ao trabalho de vestir o avental da escrita.

Voltando ao assunto inicial: há coisas, neste mundo, que são indescritíveis e, porventura, sejam essas as que mais curiosidade nos provocam, no final de contas. É o que me acontece quando caminho junto a uma casa abandonada, que parece um pouco assombrada (no bom sentido). Quiçá ali habitem algumas almas penadas, essas não devem estar em confinamento e podem andar livres por aí. Espero bem que sim, já basta o sofrimento da quarentena nesta vida, ao menos que o além seja repleto de abraços e ajuntamentos.

Espreitei pela porta que estava fechada com um cadeado. “Para que serve aqui o cadeado?!” -  pensei eu. Talvez para trancar as narrativas que lá se desenrolaram, não sei. Os lugares vivem das energias dos seus habitantes e quem sabe o que se passou naquela atmosfera misteriosa. Trata-se de uma casa bastante grande, estilo senhorial, com banquinhos de pedra cá fora, umas fontes e muitas árvores magistrais. Um clima romântico, com toda a certeza. Encontros e desencontros de amor. Ou, quem sabe, tanto sofrimento e melodrama. Quem viveu ali? O que faziam? E para onde foram?!

Hoje, ao olhar para dentro das grades, senti uma espécie de insight. Seja lá o que for que tenha acontecido ali, de uma coisa tenho a certeza: essas pessoas, queriam ser felizes, queriam superar o sofrimento. Tal como eu.  “Tal como eu!” – o pensamento repetiu-se como um mantra na minha cabeça  pelo resto da caminhada. Pensar na essência do ser humano ajuda-nos a desenvolver o sentido de pertença e conexão.

Para terminar, recordo outra vivência. Numa conferência de mindfulness que frequentei, há uns tempos atrás, o orador pediu que fizéssemos um exercício que consistia em escolher alguém dentro do auditório e desejar o bem dessa pessoa, proferindo mentalmente: - “que sejas feliz!”. Assim fizemos, todos. No intervalo da conferência, quando me dirigia ao WC, senti alguém a tocar-me no ombro:

- “Foste tu quem eu escolhi no exercício, desejei que fosses feliz!”

A minha reação foi um misto de surpresa e júbilo. Fiquei imensamente grata por aquela pessoa (que não conhecia e jamais a voltei a ver) ter desejado que eu fosse feliz. Como se, só por isso, todas as estrelas se pudessem alinhar a meu favor.

“Cada pessoa é um mundo”

(Clarice Lispector)

Texto en Español

"Tal como yo"

Ese lugar me atrae de alguna manera, siempre que paso por allí en mis paseos - si mis paseos hablaran... hay cosas por las cuales las palabras se vuelven irremediablemente insuficientes e insatisfactorias. Atención, me encantan las palabras, ¡ni siquiera sé qué haría sin ellas! Es uno de mis mayores miedos, que algún día pueda olvidar las palabras y cómo juntarlas para formar frases e historias. De hecho, no soy nada sin mis historias, las mías salvo que, muchas de ellas no son mías, pertenecen a otros o de la imaginación que las cocina en modo de magia blanca. Siempre me gusta verter un poco de polvos de ensueño en todas mis recetas, porque si no, no me molestaría en ponerme el delantal de escritura.

Volviendo al tema inicial: hay cosas en este mundo que son indescriptibles y, quizás, esas son las que más curiosidad nos provoca, al fin y al cabo. Eso es lo que me pasa cada vez que paso por una casa abandonada, que parece un poco embrujada, pero en el buen sentido. Quizá haya algunas almas viviendo allí, esas no deben estar en confinamiento y pueden caminar por ahi. Espero que sí, ya basta la cuarentena en esta vida… mas allá que hayan muchos abrazos y multitudes.

Eché un vistazo a través de la puerta que estaba cerrada con candado. "¿Para qué es el candado aquí?" - Pensé. Quizás para encerrar las narrativas, no lo sé. Los lugares viven de las energías de sus habitantes y quién sabe qué pasó. Es una casa muy amplia, estilo señorial, con taburetes de piedra en el exterior, fuentes y muchos árboles maestros. Un ambiente romántico, seguro. Amor encuentros y desencuentros. O, quién sabe, tanto sufrimiento y tanto melodrama. ¿Quién vivía allí? ¿Qué hicieron? ¡¿Y a dónde fueron?!

Hoy, cuando miré dentro de los barrotes, sentí una especie de intuición. Lo que sea que haya pasado alli, de una cosa estoy segura: estas personas querían ser felices, querían superar el sufrimiento. Como yo. "Tal como yo" - el pensamiento se repitió como un mantra en mi cabeza  durante el resto de la caminata. Pensar en la esencia del ser humano nos ayuda a desarrollar el sentimiento de pertenencia y conexión.

Finalmente, recuerdo otra experiencia. En una conferencia de mindfulness a la que asistí hace un tiempo, el ponente nos pidió que hiciéramos un ejercicio en silencio que consistía en elegir a alguien dentro del auditorio y desear, mentalmente, por el bien de esa persona, solo: “¡Que seas feliz!”. Así lo hicimos, todos. Durante el receso de la conferencia, cuando iba al WC, sentí que alguien me tocaba el hombro:

- "Fuiste tu a quien elegí en el ejercicio, ¡Ojalá que seas feliz!"

Mi reacción fue una mezcla de sorpresa y alegría. Estaba inmensamente agradecida de que esa persona (a quien no conocía y nunca volví a ver) deseara que yo fuera feliz. Como si, solo por eso, todas las estrellas pudieran alinearse a mi favor.

"Cada persona es un mundo"

(Clarice Lispector)


Comentários

Mensagens populares