Venham mais 5! (Celestices)

Há quem diga que tenho um problema de hipermemória - eu própria chego a irritar-me por recordar acontecimentos que sucederam em datas especificas. Quase todos os dias, lembro-me de algo que ocorreu no dia X do calendário, às vezes sem grande significado.


Não sei quando comecei a fazer este exercício, não deve ter sido desde sempre porque as crianças demoram um bocado até terem a real noção da passagem do tempo. Mas, agora que penso melhor nisso, consigo perceber que tenho tendência a organizar-me mentalmente em função de acontecimentos marcantes e talvez tenha sido logo após a morte da nossa mãe que comecei a ter este hábito – limitar a vida em antes e depois, como uma forma de sobrevivência.

Esta sobrecarga de memória nem sempre é uma vantagem! Às vezes, dou por mim com vontade de fazer “reset” a algumas recordações e é uma tarefa árdua. Ora, descobri que escrever ajuda-me a trabalhar com a minha memória de um modo mais equilibrado. Parece que os pensamentos correm atrás das letras que vou desenhando e, por isso, deixam o meu coração um bocadinho menos angustiado - nada melhor do que a folha em branco para me acolher no meio das sombras.

Devo tanto a esta minha “terapia” que tomou forma há 5 anos através da criação do blog Celestices. Pois é... 5 anos! Nunca pensei vir a ter um espaço que fosse alimentado só pela minha escrita… e com tantas pessoas que, pelo meio, me inspiram.

Resta-me, assim, celebrar o prazer que é escrever… lembrar… e viver!

Obrigada a quem me lê!

Venham mais 5….! 

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever."
(Clarice Lispector)


P. S - Obrigada, Daniela, pela revisão e pelo apoio permanente!

Texto en Español


Vengan más 5 ! (5 anos del blog Celestices)

Algunos dicen que tengo un problema de hipermemoria; yo misma me irrito al recordar eventos que sucedieron en fechas específicas. Casi todos los días, recuerdo algo que sucedió el día X del calendario, a veces sin mucho significado.

No sé cuándo empece este ejercicio, no debe haber sido desde siempre porque a los niños les toma un tiempo tener una idea real del paso del tiempo. Pero ahora que pienso en esto, puedo ver que tiendo a organizarme mentalmente de acuerdo con eventos importantes y tal vez fue justo después de la muerte de nuestra mamá que comencé a tener este hábito: limitar la vida en el antes y el después, como una forma de sobrevivencia.

¡Esta sobrecarga de memoria ni siempre es una ventaja! A veces me encuentro con ganas de “resetear” algunos recuerdos y es una tarea ardua. Ahora descubrí que escribir me ayuda a trabajar con mi memoria de una manera más equilibrada. Parece que los pensamientos corren detrás de las letras que voy dibujando y, por lo tanto, dejan mi corazón un poco menos ansioso, nada mejor que mi hoja en blanco para recibirme en el medio de las sombras.

Le debo mucho a esta “terapia” que tomó forma hace 5 años con la creación del blog Celestices. ¡Sí, son 5 años! Nunca pensé en tener un espacio alimentado solo para mi escritura… y con tanta gente que me inspira y motiva.

Me queda, por lo tanto, celebrar el placer de escribir ... recordar ... ¡y vivir!


¡Gracias a quien me lee!

¡Vengan muchos más….!

"Mientras tenga preguntas y no haya respuestas, seguiré escribiendo". 
(Clarice Lispector)

P. S - Gracias Daniela por la revision y por estar siempre!!

Comentários

  1. Obrigada a ti minha querida pelo alimento contínuo de pura magia! Continua por muitos muitos mais..
    💚

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares