Voltar onde já se foi feliz

Numa série* da Netflix que ando a ver - daquelas que dá para ficar com o coração bem apertadinho, como eu gosto – a protagonista vive momentos de ansiedade e alguns ataques de pânico. Como forma de regulação, é-lhe sugerido que respire fundo, por breves instantes, e que se desloque, mentalmente, para o seu lugar preferido. Tratar-se-ia de um sítio especial, não apenas pelas características geográficas, mas sobretudo pelo facto de produzir, automaticamente, uma sensação de paz e equilíbrio.

A pensar neste exercício… escolher aquele lugar que é só meu, qual seria?! Confesso que não me foi nada fácil, não sei se o problema é meu, por ter poucas raízes e referências emocionais em distintos locais do mundo - ou, na visão da astrologia, muito pouco do elemento Terra no meu mapa astral. Será que as outras pessoas também terão esta dificuldade ou, por ventura, conseguem, de imediato, identificar o sítio onde foram mais felizes? - talvez a casa dos avós, o jardim da casa de infância, etc. O universo é infinito.


Com algum esforço, descobri, dentro de mim, 2 locais que me evocam o sentimento de paz – não consegui eleger somente um. O primeiro não é propriamente um lugar, mas uma sensação provocada pelo movimento quando passo de carro sobre uma ponte. Ali, tenho uma vista deslumbrante da cidade de Coimbra, a Torre e o postal típico que se materializa à minha frente. Só para mim. Só para me encher o coração. Além de paz, sinto uma enorme vitalidade, uma força quase ao estilo “I am the king of the world” do Leonardo Dicaprio no Titanic – uma piroseira (só minha) em forma de momento sagrado.

O segundo local para o qual a minha mente se teletransporta em busca de equilíbrio é a praia, o mar. Para tal, tenho de me reportar a um lugar da infância: a praia da Barra (Aveiro), onde todos os sonhos me pareciam possíveis – continua a ser a minha praia preferida (do mundo!). Além da beleza do areal e do paredão ilustrado com o segundo maior farol da Europa, a minha mente foge para a sensação de estar dentro de água, a boiar. Com os olhos fechados, numa plenitude indescritível, sinto uma total entrega – tão difícil de atingir, sobretudo em alturas de stress e ansiedade. Entrego-me, de braços abertos, deixando fluir as ondas do mar no meu corpo, rendida ao poder da natureza. A água – o elemento mais abundante do meu mapa astral - afaga as minhas mágoas e só ela é capaz de limpar, imaculadamente, as angústias e os sufocos. Naquele local, sou livre e feliz.

Volto a respirar fundo e regresso ao aqui e agora, à vida que corre - e, às vezes, obriga-nos a correr sem aquecimento. Compreendo que os lugares de paz, afinal não correspondem a coordenadas geográficas; continuam disponíveis, pela vida fora, no nosso interior. Basta pausar, por um minuto, e retomar a conexão a nós mesmos para voltarmos onde já fomos felizes.

As texturas, as tonalidades, os cheiros e os sons não desaparecem do nosso espírito - mesmo que jamais voltemos aos sítios, fisicamente. Eles habitam em nós para nos fazer recordar que ser feliz é nosso direito de nascimento. Ser feliz é a nossa única missão.

"Eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo."

(John Lennon)


* “Criada” (Original: Maid)


Vuelve a donde ya fuiste feliz

En una serie* de Netflix que he estado viendo -una de esas que te dejan el corazón muy apretado, como a mí me gusta - la protagonista vive momentos de ansiedad y algunos ataques de pánico. Como forma de regulación, se sugiere que respire hondo, por un rato, y se traslade mentalmente a su lugar favorito del mundo. Sería un espacio especial, no solo por sus características geográficas, sino sobre todo porque produce instantáneamente una sensación de paz y equilibrio.

Empecé a pensar en hacer ese ejercicio… eligir ese lugar que es solo mío, ¡¿cuál sería ?! Confieso que no fue fácil, no sé si el problema es mio, ya que tengo pocas raíces y referencias emocionales en diferentes partes del mundo - o, como dice la astrología, muy poco del elemento Tierra en mi vida. ¿Tendrán otras personas también esta dificultad o, tal vez, podrán, de inmediato, identificar el lugar donde fueron más felices, tal vez la casa de sus abuelos, el jardín de la casa de la infancia, etc.? El universo es infinito.

Después de un poco de esfuerzo, descubrí en mi interior 2 lugares que evocan la sensación de paz - no logré elegir solo uno. El primero no es exactamente un lugar, sino una sensación provocada por el movimiento al pasar por un puente. Allí, tengo una vista impresionante sobre la ciudad de Coimbra (Portugal), la Torre y la típica postal que se materializa en frente mio. Solo para mi. Solo para llenar mi corazón. Además de la paz, siento una vitalidad, una fuerza casi al estilo del “Soy el rey del mundo” de Leonardo Dicaprio en el Titanic.

El segundo lugar al que mi mente se teletransporta para mantener el equilibrio es la playa, el mar. Para eso, tengo que volver a un lugar de la infancia: Praia da Barra (Aveiro, Portugal), donde todos mis sueños parecían posibles; sigue siendo mi playa favorita (¡en el mundo!). Además de la belleza de la playa y el paredon ilustrado con el segundo faro más grande de Europa, mi mente huye a la sensación de estar en el agua, flotando. Con los ojos cerrados, en una plenitud indescriptible, siento una entrega total, tan difícil de lograr, especialmente en momentos de estrés y ansiedad. Me rindo, con los brazos abiertos, dejando que las olas del mar fluyan en mi cuerpo, entregada al poder de la naturaleza. El agua, el elemento más abundante en mi horoscopo, acaricia mis dolores y solo ella es capaz de limpiar, inmaculadamente, la angustia y la asfixia. En ese lugar soy libre y feliz.

Respiro hondo y regreso al aquí y ahora, a la vida que corre - y a veces nos obliga a correr preparacion. Entiendo que los lugares de paz, después de todo, no corresponden a coordenadas geográficas; permanecen disponibles, durante toda la vida, dentro de nosotros. Solo hay que hacer una pausa por un minuto y reconectar con nosotros mismos para volver a donde una vez fuimos felices.

Las texturas, los tonos, los olores y los sonidos no desaparecen de nuestra mente, incluso si nunca volvemos físicamente a los lugares. Habitan en nosotros para recordarnos que ser felices es nuestro derecho de nacimiento. Ser feliz es nuestra única misión.

"Yo estuve en muchos lugares, pero solo me encontre en mi mismo" 
(John Lenon)

* Serie "Cosas por limpiar" (Original: Maid)


Comentários

Mensagens populares