O mundo é redondo


Será da maturidade ou das caminhadas espirituais que tenho feito, mas antes não me dava (tão) conta que a natureza tem mais respostas do que as quinhentas mil hipóteses que a nossa mente gosta de engendrar. A natureza abraça-nos na sua sabedoria através das cores, cheiros e sons. Como o Sakamoto referia, não nos acostumamos a reconhecer os sons da natureza como música, mas se o fizermos, descobrimos melodias únicas e infinitamente belas.

Por exemplo, hoje detive-me a observar as elipses que, gradualmente, se formam quando atiramos uma pedra para o meio da água. Se forem águas mais ou menos calmas como as de um rio, é perfeito o desenho que as linhas constroem em pleno movimento. Um círculo precede o seguinte e a onda, subtil, vai seguindo o seu trajeto, com um diâmetro cada vez mais maior até se perder de vista. No final, (con) funde-se com o leito e as suas margens.


A mensagem que me chegou através destas elipses aquáticas é que o mundo é redondo – desculpem se estavam à espera de uma epifania mais extraordinária, mas foi o que se arranjou. O mundo é redondo, estamos todos ligados, de algum modo. A onda que hoje eu faço no meu cantinho vai mexer na do vizinho e, por conseguinte, nas dinâmicas do puzzle do outro lado do mundo.

Numa era globalizada em que cada vez há mais pessoas em movimento, tenho conhecido, recentemente, argentinos que vieram viver para Portugal – na minha infância nunca conheci nenhum. O meu instinto foi logo tentar saber como estão, conhecer a sua história e dar-me a conhecer, de preferência, em espanhol com sotaque argentino – aquela melodia que soa prazerosa a quem vive longe das suas raízes.

Fez-me pensar nos meus pais, há mais de 30 anos, sozinhos, num país estrangeiro, a falar outro idioma, a tentar fazer pela vida. Tantos obstáculos terão enfrentado; tantos sacrifícios e dificuldades de todo o tipo. Também eles foram ouvidos, foram ajudados. Terão havido várias pessoas que lhes deram a mão, uma e outra vez, nomeadamente, explicando como se diz isto ou aquilo, onde procurar informação ou trabalho.

O mundo girou e as elipses vão se intercetando. A energia rola e cabe-me, agora, a mim, a possibilidade de dar a mão a outros como eu. 

Vamos a isso!

"O mundo é redondo, e o lugar que parece o fim pode ser o começo." 
(Ivy Baker Priest)

Texto en Español


El mundo es redondo

Será de la madurez o de las caminatas espirituales que he hecho, pero antes no me dava (tan) cuenta que la naturaleza tiene más respuestas que las quinientas mil hipótesis que nuestra mente le gusta engendrar. La naturaleza nos abraza en su sabiduría a través de los colores, olores y sonidos. Como decía Sakamoto, no nos acostumbramos a reconocer los sonidos de la naturaleza como música, pero si lo hacemos, descubrimos melodías únicas y infinitamente bellas.

Por ejemplo, hoy me he detenido a observar las elipses que, gradualmente, se forman cuando tiramos una piedra en medio del agua. Si son aguas más o menos tranquilas como las de un río, es perfecto el diseño que las líneas construyen en pleno movimiento. Un círculo precede al siguiente y la onda, sutil, va siguiendo su trayecto, con un diámetro cada vez mayor hasta perderse de vista. Al final, se funde con el lecho y sus orillas.

El mensaje que me llegó a través de estas elipses acuáticas es que el mundo es redondo - disculpen si esperaban una epifanía más extraordinária!. El mundo es redondo, todos estamos conectados de algún modo. La ola que hoy hago en mi rincón va a jugar con la del vecino y, por consiguiente, en las dinámicas del rompecabezas del otro lado del mundo.

En una era globalizada en la que cada vez hay más personas en movimiento, recientemente he conocido a argentinos que vinieron a vivir a Portugal - en mi infancia nunca conocí a ninguno. Mi instinto fue intentar saber cómo están, conocer su historia y darme a conocer, de preferencia, en español con acento argentino - aquella melodía que suena placentera a quien vive lejos de sus raíces.

Me hizo pensar en mis padres, hace más de 30 años, solos, en un país extranjero, hablando otro idioma, peleando por la vida. Muchos obstáculos habrán enfrentado; tantos sacrificios y dificultades de todo tipo. También ellos fueron escuchados, fueron ayudados. Habrá habido varias personas que les dieron la mano, una y otra vez, concretamente explicando cómo se dice esto o aquello, dónde buscar información o trabajo.

El mundo giró y las elipses se van intercediendo. La energía rueda y me cabe, ahora, a mí, la posibilidad de dar la mano a otros como yo.

¡Vamos!

"El mundo es redondo, y el lugar que parece el fin puede ser el comienzo."

(Ivy Baker Priest)

 


Comentários

Mensagens populares