Esther

Querida avó Esther,

Não me recordo de ter pronunciado muitas vezes o teu nome. Hoje fui pesquisar o seu significado e descobri que quer dizer “estrela”. *

Foto: Avós Esther e António, Celeste (1 ano de idade, Argentina)

Na verdade, não tenho memória de me ter dirigido a ti, a não ser em situações pontuais, contadas pelos dedos de uma mão. A vida ditou que vivêssemos a uma longa distância e a minha jornada acabou por se desenrolar sem a presença física de uma família alargada – são os desafios dos que emigram, ainda mais nos tempos em que não existia a Internet para facilitar a comunicação e ajudar a matar a saudade.

Cresci assumindo esse vazio e, por isso, não posso dizer que alguma vez tenha tido saudades tuas/vossas. Não se pode ter saudades do que não se sabe o que é e, no meu caso, nunca soube o que é ser mimada por avós, quer de um lado, quer do outro, pelos mais variados motivos.

Muito recentemente, num dos meus encontros meditativos - em que vou para dentro para poder entender melhor o que está cá fora - (re)descobri-te. Não sei bem como é que aconteceu e, na prática, não importa. Dei-me conta, tantos anos volvidos, do impacto da tua existência e do teu legado.

Através da Psicogenealogia, tenho percebido que não somos apenas herdeiros de um código genético que demarca tendências físicas ou características de personalidade. Somos, também, um pouco dos tantos que vieram antes de nós e escreveram o caminho. Em nós salpicam os seus logros, vitórias e superações; as suas dores, fracassos e silêncios - gerações inteiras de silêncios que se transformam em padrões dos quais nos tornamos reféns, sem sabermos porquê.

Voltando a ti, avó Esther: hoje seria o teu aniversário! E, mesmo não te tendo conhecido bem, sinto-me imensamente grata pela data que celebra a tua existência. Pelo que ouvi dizer, eras uma excelente cozinheira, esmerada dona de casa e delicada com as plantas - gostavas de vê-las bem cuidadas e a tua pequena horta era um convite a uma culinária mais saudável e apetitosa.

Admiro a tua coragem em teres emigrado dentro do teu próprio país, de uma cidade do interior da Argentina – Villa Eliza, Entre Rios – para a grande metrópole, Buenos Aires, numa idade tão jovem, acompanhada da tua melhor amiga. Compadece-me, ainda, saber que nunca conheceste o teu pai – um dos vazios que sangravam tantos corações no mundo inteiro – mas creio que mantiveste uma boa relação com a tua mãe e irmã.

A história vira a página quando conheces um português cheio de pinta, de nome António Vieira Maia, e constroem a vossa família na Argentina, dando origem aos rebentos Hugo (meu pai) e Ernesto - os teus mais que tudo. Gostavas de os sentir perto e imagino a tua dor ao ter de viver tantos anos longe do meu pai – consola-me saber que o voltaste a abraçar uma vez mais, antes da tua última viagem.

Honro-te, respeito-te e agradeço-te. Sempre foste uma estrela, mas tenho a certeza que agora o teu brilho ilumina, radiosamente, os nossos caminhos.

Com amor,
A tua neta

*Esther - significa ‘estrela’, ‘secreta‘ ou ‘aquela que brilha‘. Traz a noção de alguém capaz de manter uma postura fiel a si, naturalmente confiante e plena.

Texto en Español

Esther
Querida abuela Esther:
No recuerdo haber pronunciado tu nombre muchas veces. Hoy fui a investigar su significado y descubrí que significa "estrella". *

De hecho, no tengo memoria de haberme dirigido a ti, excepto en situaciones puntuales, contadas por los dedos de una mano. La vida dictó que viviéramos a una larga distancia y mi camino terminó por desarrollarse sin la presencia física de una familia ampliada - son los desafíos de los que emigran, aún más en tiempos en que no existía Internet para facilitar la comunicación y ayudar a colmatar la nostalgia.

Crecí asumiendo ese vacío y, por eso, no puedo decir que alguna vez te haya extrañado. No se puede extrañar lo que no se sabe lo que es y, en mi caso, nunca he sabido lo que es ser mimada por abuelos, ya sea de un lado o del otro, por las más variadas razones.

Muy recientemente, en uno de mis encuentros meditativos - en el que voy adentro para poder entender mejor lo que está afuera – te (re) descubrí. No estoy segura de cómo sucedió y, en la práctica, no importa. Me di cuenta, tantos años después, del impacto de tu existencia y de tu legado.

A través de la Psicogenealogía, me he dado cuenta de que no somos solo herederos de un código genético que demarca tendencias físicas o características de personalidad. Somos, también, un poco de los tantos que vinieron antes de nosotros y escribieron el camino. En nosotros salpican sus logros, victorias y superaciones; sus dolores, fracasos y silencios - generaciones enteras de silencios que se transforman en patrones de los cuales nos volvemos rehenes, sin saber por qué.

Volviendo a ti, abuela Esther: ¡hoy sería tu cumpleaños! Y aunque no te conozca bien, estoy inmensamente agradecida por la fecha que celebra tu existencia. Por lo que he oído, eras una excelente cocinera, esmerada ama de casa y delicada con las plantas - te gustaba verlas bien cuidadas y tu pequeño huerto era una invitación a una cocina más saludable y apetitosa.

Admiro tu coraje al haber emigrado dentro de tu propio país, desde una ciudad del interior - Villa Eliza, Entre Ríos - a la gran metrópolis, Buenos Aires, a una edad tan joven, acompañada de tu mejor amiga. Me compadece, aún, saber que nunca conociste a tu padre - uno de los vacíos que sangraban tantos corazones en el mundo entero - pero creo que mantuviste una buena relación con tu madre y hermana.

La historia pasa la página cuando conoces a un portugués lleno de pinta, de nombre António Vieira Maia, y construyen una familia, dando origen a los brotes Hugo (mi padre) y Ernesto – tus mas queridos. Te gustaba sentirlos cerca, y me imagino tu dolor al tener que vivir tantos años lejos de mi papá - me consuela saber que lo abrazaste una vez más antes de tu último viaje.

Te honro, te respeto y te agradezco. Siempre has sido una estrella, pero estoy segura de que ahora tu brillo ilumina maravillosamente nuestros caminos.

Con amor,
Tu nieta

*Esther - significa 'estrella', 'secreta' o 'aquella que brilla'. Aporta la noción de alguien capaz de mantener una postura fiel a sí mismo, naturalmente confiado y pleno.

Comentários

Mensagens populares