Hoje acordei (um pouco mais) órfã
Morreu o Mujica. Já se previa, devido à sua idade e ao estado de doença nos últimos anos. Faz parte e há que aceitar, mas não deixei de ficar bastante comovida com a notícia. Senti que os melhores se estão a adiantar no caminho e, por cá, neste mundo tão caótico, ficamos um bocadinho abandonados. Hoje acordei (um pouco mais) órfã…
Pepe Mujica era diferente de qualquer político que se vê na atualidade. Foi Presidente do Uruguai durante o período entre 2010 e 2015, tendo-se destacado pelas reformas sociais que implementou no país, nomeadamente, a despenalização do aborto, o casamento homossexual e a legalização do consumo (controlado) da cannabis, entre outras.
Mais do que medidas e estratégias políticas, Mujica ficou conhecido pelo exemplo de vida, nas mais pequenas coisas. Dotado de uma grande simplicidade, manteve-se fiel aos princípios e valores da juventude, mesmo num estatuto de reverência como é o de ser líder de uma nação. Vivia na sua casa humilde, trocou um avião presidencial por um helicóptero ambulância para servir a saúde da população no interior do país, entre outros luxos que abdicou por considerar que são inúteis e insultuosos para o povo.
Admiro este homem há bastante tempo, pude acompanhar o seu percurso e vi várias entrevistas e documentários. Percebi que se trata de um ser humano ENORME com uma capacidade de resiliência fora do comum, tendo resistido a 12 anos de prisão, a maior parte em regime de solitária, sem perder o amor pela vida. Creio que o segredo foi não se deixar contaminar pela amargura e pelo ressentimento e prosseguir no seu propósito de mudar o mundo – o verdadeiro sentido da sua existência.
Da minha parte, só posso agradecer por ter mudado o meu mundo. Sou muito mais consciente graças ao seu exemplo e as suas palavras continuam a ressoar dentro do meu peito como motivação para ser melhor pessoa e cidadã. Uma das ideias mais difundidas por ele relaciona-se com o valor do TEMPO e a importância de não gastarmos a nossa vida na busca incessante do dinheiro e de futilidades, em vez de vivermos o que realmente importa: a natureza, as relações e as causas.
É verdade que hoje acordei mais órfã, mas prometo lembrar-me das lições do velho herói para sempre. Muito obrigada, Mujica!
“Tu, com o teu dinheiro, não podes ir a um supermercado e
dizer: venda-me mais cinco anos de vida. Não podes. Não é uma mercadoria, então
não a devemos gastar mal. Temos de a usar e gastar com as coisas que nos
motivam a viver.”
(José Mujica)
Texto en Español
Por mi parte, solo puedo agradecer haber cambiado mi mundo. Soy mucho más consciente gracias a su ejemplo y sus palabras siguen resonando dentro de mi pecho como motivación para ser mejor persona y ciudadana. Una de las ideas más difundidas por él se relaciona con el valor del TIEMPO y la importancia de no gastar nuestra vida en la búsqueda incesante del dinero y de futilidades, en lugar de vivir lo que realmente importa: la naturaleza, las relaciones y las causas.
Es cierto que hoy me desperté más huérfana, pero prometo recordar las lecciones del viejo héroe para siempre. ¡Muchas gracias, Mujica!
"Tú, con tu dinero, no puedes ir a un supermercado y
decir: véndeme otros cinco años de vida. no puedes. No es una mercancía,
entonces no debemos gastarla mal. Tenemos que usar la vida y gastarla en las cosas
que nos motivan a vivir."
(José Mujica)
Comentários
Enviar um comentário